TEMÁTICA
Recentes pesquisas ampliam, em perspectiva histórica e historiográfica, o entendimento sobre a produção da arquitetura moderna cearense. Os estudos analisam obras modernas, trajetórias de vidas, circulação de ideias, difusão das premissas modernistas nos sertões do Ceará e a preservação da arquitetura. O panorama da produção, como “estado da arte”, contribui para tomada de consciência do que já foi pesquisado, apontando caminhos para novas pesquisas; embasa histórica e teoricamente intervenções no patrimônio e; alicerça posturas contrárias ao desaparecimento dos referenciais da arquitetura modernista no Ceará.
Ações “destruidoras” recentes confirmam a permanência do desmonte das representações modernistas no espaço de nossas cidades. A constatação reafirma a urgência do debate, diante da necessidade de ouvir vozes em concordância e dissonantes sobre a problemática, encontrando caminhos para apropriação contemporânea do patrimônio moderno nos mais diversos contextos, atribuindo valor à preservação da arquitetura moderna como questão urbana, refletindo sobre nossa memória social pela valoração das bases territoriais modernistas de nossa história, colocando em análise a legislação urbanística juntamente com a questão preservacionista; enfim, promovendo envolvimento e comprometimento social diante dos desafios futuros da documentação e conservação da arquitetura moderna no Ceará.
O Seminário será composto por três eixos temáticos:
EIXO 1 – PATRIMÔNIO EM CRISE - Ameaças à arquitetura moderna
O eixo discutirá o processo de degradação e desparecimento da arquitetura moderna; dinâmicas urbanas e arquitetônicas contemporâneas e a destruição do patrimônio; descaracterização do acervo moderno; patologia e manutenção das construções; crise da relação arte e arquitetura.
EIXO 2 – PATRIMÔNIO EM ESTUDO: História e Historiografia da arquitetura e do urbanismo moderno.
O eixo temático acolhe trabalhos que contribuem para a historiografia da arquitetura e urbanismo modernos do Ceará. As propostas cobrem largo espectro de reflexão: construção de um campo; trajetórias de vida; análise de obra; circulação de homens e ideias; difusão da arquitetura moderna nos sertões; constituição de redes de trabalho; estudos de caso; ampliação de fontes e arquivos; documentação e divulgação de inventários.
EIXO 3 – PATRIMÔNIO EM PROCESSO: conservação, tombamento e reuso da arquitetura moderna
O eixo contemplará, de forma ampla, ações voltadas à preservação da arquitetura e urbanismo moderno cearense. Apresentação de processo de tombamento em andamento; novas proposições de tombamento; política pública a questão da preservação; salvaguarda e cautela; formas de apropriação do patrimônio, educação patrimonial e interlocução com a sociedade.